Seguidores

domingo, 27 de abril de 2014

Amamentação parte II - em casa.

Cheguei em casa decicida! Não daria o peito, só o NAN, até o mamilo sarar. E assim foi nos primeiros dias, até que ela parou de fazer cocô. Ficou um dia inteiro sem fazer e com cólicas, eu já sabia que era o NAN o vilão e cmecei a me desesperar. A angústia voltou, a cada choro dela um choro meu, muito medo de dar o peito, passava o dia contando os minutos com medo da hora da fome.
Fiz como fiz com o Nando, comecei a tirar o leite com a bombinha e deixar na geladeira, quando ela chorava eu enchia a mamadeira e dava o LM.
Acontece que um vidro de LM quase não dava pra nada, de hora em hora mamando, 200 ml acabava rapidinho. Era um saco tirar o leite, mas era a solução. Acontece que ao tirar com a bombinha o leite não desce tanto como quando o bebê suga, e a bombinha começou a machucar o mamilo, a deixar roxo e muito, muito dolorido. Eu não consigo ordenhar com a mão, meu leite não espirrava, só escorria, e não ia pra dentro do recipiente, então parei com a bombinha e passei a dar um peito que não estava doendo tanto, o outro que doía mais eu usei a concha.
Aí, a concha me salvou e me ferrou ao mesmo tempo. Salvou por nao ter deixado empedrar (meu maior medo!) mas me ferrou. Talvez por ter o seio muito grande, o bico prendia demais dentro da concha, formava uma bola enorme, ficava roxo e parecia cortado em volta, muito, muito dolorido.
Fiquei assim dando um peito e com a concha no outro que só piorava a situação, então inventei de deixar a concha e tirar o leite pra não empedrar, doía muito pra tirar, mas era o jeito.
Um dia dormi algumas horas, umas duas ou três, e quando acordei meu seio estava enorme, pesadíssimo, duro! O pesadelo quase se tornou real, o leite quase empedrou! Voltei com a concha na mesma hora.
Comprei a Lansinoh, paguei R$60,00. Teria pago até mais, mas nao resolveu muita coisa na hora, porque a concha realmente machucava. um dia chorei muito de dor, pois sentia fisgadas fortíssimas no mamilo, tirei a concha e era impossível tocá-lo. Chorei muitas vezes...
Minha mãe deu a idéia:  cortei um absorvente ao meio e fiz um buraco, colocava  o absorvente antes da concha, assim a pressão no mamilo era menor, e funcionou, fiquei assim por uns dias até que voltei a dar os dois seios, mas nisso eu ja tinha trocado umas duas vezes, pois quando sarava um machucava o outro e vice versa. A Luíza parecia que pegava certo, mas fazia barulho ao mamar, o que parece ser errado. Eu tirava e colocava mil vezes e as mil vezes fazia barulho. Hoje eu acho realmente que a boca dela era pequena para o tamanho do mamilo.
Enfim, depois do absorvente com buraco, parei de usar as conchas, pois estava ficando sem leite. Mas, ao passar a pomada e deixar o mamilo em contato com sutiã ou absorvente não adiantava muito, a pomada era absorvida pelo tecido, então meu marido teve a idéia: enrolei o absorvente no Magipack, assim podia usar sutiã e a pomada ficava em contato com o mamilo. Foi um tubo de Lansinoh e um de Millar, fiquei assim por 15 dias até que sarou por completo.

No total foi um mês de sofrimento. Só não desisti de amamentar porque o NAN dava cólica. Ah, também tentei o Aptamil, mas se o Nan prendeu, o Aptamil soltou..ficou um cocô aguado e fedido, então não teve jeito. Acho súper válido dar LA até passar essa fase de transtorno da amamentação, mas comigo não funcionou e uma coisa foi puxando a outra, em um mês o que uma coisa funcionava num dia já não funcionava no outro. Foi difícil, muito.

Agora Lulu está com dois meses, hoje exatamente, e estamos tranquilas. Ela mamando super bem, e eu sem dor. Dou mamá deitada, sentada ou do jeito que for. Antes não havia posição que desse jeito, tentei várias.
Mas começou um novo ciclo, volto a trabalhar dia tres de junho, falta pouco mais de um mês e eu já vou começar introduzir o LA. Uma vez por dia, vou começar com 30 ml. Tentei ontem e não obtive sucesso,ela só mamou 10 ml, muito sem vontade, e depois ficou com cólica, acho que pode ter sido o leite, dei o Nan Comfor, já que o Nando só tomou esse...enfim, venho relatar como foi.

É dificil, cada fase de transição, mas passa...e vou fazer com que seja o melhor possível pra nós duas.

O episódio da Fono

Daí que eu estava bem tranquila quando entrou no quarto uma moça bonita com uma prancheta na mão. Ela se apresentou dizendo que era fonoaudióloga e que ia passar instruções sobre amamentação, e veio logo na minha direção.
Formou-se uma rodinha em volta do meu leito no qual eu estava sentada, e ela começou a falar em diminutivo num tom infantil, parecia uma professora ensinando as vogais num primário.
" Então, esse leitinho que vocês tem, é o colostro. Ele é muito importante! É a primeira vacininha do bebê! É importante que ele sugue para a descida do leite, pois a produçao de leite depende de estímulo neurológico! Eu vou ali colocar a minha roupinha e já volto!"
E saiu. O que ela tinha de "meiga" tinha de irritante, mas até aí tudo bem, eu sabia daquelas informações mas as outras mães talvez não soubessem. O problema é que quando ela voltou com aquelas luvinhas maleditas, veio direto na minha direção (de novo) e pediu pra ver meu mamilo. Eu mostrei e ela disse : "HUUMMM, se continuar assim você não vai amamentar nem por mais dois dias! Deixa eu ver a sucçao da sua bebê."
Pegou a Luíza do colo da minha mãe e colocou o dedo na boca dela. Ela ( a fono) fez uma careta, disse que a bebê sugava errado e que ia me ensinar, agora vem a pior parte:
Ela veio colocando a Luíza no meu peito direito, enquanto segurava a bebê do lado contrário e fez a pega no meu mamilo, já tentando empurrar a cabeça da minha filha pra que ela sugasse, nessa hora pensei "Se ela pegar o peito como vou segura-la assim nessa posição?" E eu quis pegar a MINHA FILHA, ela segurou e disse num tom autoritário "Eu estou tentando te ajudar!"
FALOOOOOU A BOA SAMARITANA! Aliás, o que mais tinha naquele hospital. #SQN
Juro que lembrei do Seu Madruga e quase soltei um "MUITO AJUDA QUEM NÃO ATRAPALHA!!!", mas apenas disse "Desse jeito fica difícil.." e ela respondeu me intimando "Que jeito fica dificil?" E eu olhei pra Luíza de "ponta cabeça" e falei "DESSE JEITO!"
Só então ela me deu a minha filha e eu a coloquei no peito, e perguntei : "É assim?" , nem fui irônica, mas ela não gostou e respondeu "Que bom que você sabe!". Virou as costas e foi saindo, mas ainda não era o fim. Minha sogra disse pra ela já de costas "Obrigada enfermeira!" E ela se voltou muito irritada "Enfermeira não! Fonoaudióloga! Doutora!"
Então pensei "Huuum, conte-me mais sobre esse seu doutorado!"

O que será que ela tem contra as enfermeiras, hein?
#ficaadúvida