Seguidores

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Natal

Penso em escrever aqui todos os dias, mas só penso. Pensei em anotar os assuntos a serem passados aqui, mas só pensei. Só tenho tempo ultimamente pra pensar.
Mas hoje não podia deixar de escrever, ou escrevo hoje ou não escrevo mais, porque vim falar sobre o Natal.
Não sei o que o Natal desperta em mim, não consegui descobrir.
Quando criança não tenho lembranças muito boas desse dia. Apenas lembro de um dia ter a certeza que o Papai Noel ... (e é só escutarem o barulho do teclado que estão aqui, marido ou Fernando, primeiro chegou o Fernando, vamos aguardar...) Então...retomando: lembro de um dia ter a certeza que o Papai Noel passou de trenó no céu e deixou um presente embaixo da minha cama. Minha mãe e minha tia me mostravam o trenó enquanto o meu pai colocava lá os presentes, lembro da minha confusão mental ao ver o presente embaixo da cama..."Ué, como ele jogou do céu e caiu aqui? Atravessaram o telhado???" rsrsrs
Depois desse Natal, me lembro de outros na casa de amigos dos meus pais, pra mim não era divertido, não tinha criança, só música alta e cerveja. É certo que eu pedia muito pra ir, fomos mesmo com chuva uma vez por insistência minha, mas eu não me divertia.

Fernando chorando, tchau, até a próxima.

Continuando...

Na pré adolescência passei o Natal algumas vezes sozinha, uns dois ou três anos. Me recusava a sair com meus pais, e também não fazia questão de ficar com ninguém, era um misto de alívio e depressão, ou seja, curtia uma fossa.
Na adolescência eu saía com os amigos, sempre em algum bar, boteco, rua, posto..qualquer lugar que tivesse o que beber. Esse era o Natal que de Natal não tinha nada, mas era divertido.
Lá pelos 17 anos, passei uma fase sem falar com o meu pai, uns três anos, e isso resultou em Natais fora de casa. Fui acolhida por outra família, a qual passei momentos maravilhosos e Natais maravilhosos...porém o meu coração ficava apertado por 'deixar' a minha mãe em casa.
Meus pais quando criança nunca tiveram Natal, nem presentes, mal tinham comida. Acredito que por isso tenham nos educado assim, com o básico, então aprendi a ter gratidão pelo que tenho. Na visão do meu pai, não precisamos de um dia de fartura, além do mais não é justo explorar uma criança pra ganhar dinheiro. Faltou explicar pra uma criança o poder do capitalismo...
Então, minha mãe não sei se foi na idéia dele, sempre disse não se importar com o Natal, mas passa o dia na cozinha esperando a hora da ceia...
Eu inventei de montar árvore de Natal, todos os anos montava na casa dos meus pais quando morava com eles, depois que eu saí, minha mãe continuou a montar por mais uns anos..esse ano ela não montou.
Como podemos perceber atraves desse texto, sempre vivi o Natal perdida, sem saber o que fazer, e esse ano não é diferente.
Não entendo o significado do 'Feliz Natal!', ainda mais fora da festa, assim na rua...todos me desejando um feliz natal, pra mim e pra minha família. Busco respostas, mas não acho. É tudo por dinheiro, o Natal é do comércio...mas e o espírito natalino que inegavelmente ronda as pessoas esta época do ano?
Não compro presente de Natal pra ninguém...não vejo sentido nisso! Vejo mais sentido dar um presente de Ano Novo do que de Natal. Mal sabemos mesmo a história de Jesus...e a verdade é que nem lembramos dele o ano todo...pra chegar no Natal e ficar com essa frescura...
Não falei pro meu filho de Papai Noel...ele nunca me perguntou e eu nunca respondi, e sinceramente se ele me perguntar vou dizer que só existe na nossa cabeça.
Ao mesmo tempo, gosto de enfeitar a casa...as luzinhas de Natal, a árvore...e ter criança em casa dá um ânimo pra fazer isso tudo.
Acho que é uma festa como outra qualquer...hoje eu passo com as pessoas que eu amo, mas essas pessoas eu vejo todo dia, e valorizo muito mais o dia a dia do que o Natal, o Natal pra mim é só mais um dia que eu devo me esforçar pra ser uma pessoa melhor...pra fazer o meu melhor!
Enfim, não consigo 'comemorar' o Natal, eu passo pelo Natal, só isso. Gosto muito mais dos aniversários e do Ano Novo.
Gostaria sim de ser como vejo na TV: uma ceia maravilhosa, muita gente reunida, música, risadas, presentes embaixo da árvore, Papai Noel...tudo isso é encantador aos olhos mas na prática, pra mim, é vazio ao coração, talvez porque minhas expectativas sempre tenham sido frustradas.
É tão norte americano isso..tão longe da minha realidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário