Seguidores

sábado, 23 de novembro de 2013

E agora o Fernando assiste no Youtube vídeos do jogo que ele joga, pra aprender a jogar. O pai diz que está cheio de jogo e o Nandinho com muito cuidado diz: "Papai, depois que você 'desencher' você joga comigo?"

O pior é que esses vídeos que ele assiste, o cara narra uns palavrões as vezes...é o jogo do Star Wars Lego, ele pede pra eu escrever no Youtube "stars mors négo", e ele fala tanto enquanto assiste que eu passei a só concordar, ou dizer "ah é?!! que legal". 
Agora ele me disse "Mamãe, quem ajuda os outros só se ferra, só se ferra mamãe!!" e o que eu respondi? "Ah é?..." "NÃÃÃÃOO!! Claro que não Fernando, da onde você tirou isso?" E ele apontou pro monitor, e deu risada. Preciso tomar providências, mas parte o coração não deixa-lo mais assistir, já tentei...o pai disse que ele só poderia assistir em inglês rsrs, mas ele chorou concordando. Tadinho!
O narrador até que faz meio pra criança..mas às vezes escapa umas expressões.
Acontece que eu acho o Fernando tão maduro pra idade dele que acho que ele compreende tudo ou quase tudo. Uma vez meu marido disse pra ele que ele só continuava jogando jogo de lutinha e guerra porque era bonzinho, porque não batia nos amiguinhos e era educado, ele nunca mais esqueceu, diz que o papai deixa que ele jogue porque ele é bonzinho. De fato ele não mistura as coisas, brinca de herói, de atirar em bandido, em polícia, brinca de polícia e ladrão, mas jamais fala um palavrão, jamais tem uma atitude violenta. Não sei até que ponto um jogo, um video game pode interferir na educação de uma criança, quanto mais no caráter! Não acredito que uma pessoa boa possa virar má por causa de um jogo...
Acho sim que ele joga demais, como eu trabalho fora e meu marido em casa, pra 'ter sossego' deixa que ele jogue enquanto trabalha, e as vezes eu chego à noite e ele joga mais, pois vou fazer janta, limpar a casa e não tenho tempo de brincar com ele. É uma judiação pensar assim, mas é uma coisa que ele gosta, pior seria se eu não pudesse brincar com ele e o obrigasse a fazer algo detestável.
Sempre antes de dormir fazemos alguma atividade. Montamos um quebra cabeça, ou brincamos com joguinho de palavras, lemos historinhas, fazemos desenhos...
Mas às vezes eu SURTO achando que ele tá perdendo a infância porque só joga e vê tv!! Sinceridade, ele nunca foi de desenhar, esqueceu do primeiro contato que teve com o giz de cera, podia passar dias sem desenhar que não sentia falta, mas a partir do dia que mecheu no mouse nunca mais esqueceu, os olhinhos brilharam, e hoje não é diferente, ele paga pra não pintar um desenho.
O que ele gosta bastante é andar na grama, deitar, rolar na grama e na areia do parquinho...infelizmente não vamos com frequencia, pois morando no centro e sem carro temos que pegar um ônibus pra ir a um parque decente, então, vamos em alguns finais de semana.
Bicicleta já me estressei, está empoeirada. Ele anda dois quarteirões e diz que está cansado, imagino que fique mesmo, pois quase não faz exercícios. Também tem medo dos brinquedos do parque, no escorregador vai da metade pra baixo com muito custo e quando o seguramos, eu acho que isso é um pouco culpa minha e do pai dele, quesempre tinhamos tanto medo que ele caísse que acabamos passando isso pra ele. Eu acho. 
Eu deixo que ele seja livre, se quer subir sobe, se não quer não sobe. Tento incentivar, mas respeito seus limites. Do mesmo jeito que não o brigo a largar do dedo, não o obriguei a deixar a fralda nem o obrigo a ficar feliz com a chegada da irmãzinha.

Estou mais perdida que cego em tiroteio. Esttou com dó, sem paciência, ele fica todo o tempo me chamando de 'amiga' e de 'mulher gato' pra que eu brinque com ele...de cinco em cinco minutos ele vem mostrar ao mim e ao pai um golpe novo, ou como o Batman fez no jogo. Ele quer brincar comigo ou com o pai, quer que joguemos com ele, mas a vida anda corrida!!  Tenho dó dele ser uma criança de apartamento (pior que isso, pois criança de apartamento brinca no playground) mas ao mesmo tempo não tenho tempo nem disposição de leva-lo brincar em outro lugar. Tenho dó porque eu não brinco com ele, não tenho disposição de correr pela casa fugindo do homem aranha, não tenho paciencia pra brincar de hominho enquanto a casa tá suja e bagunçada...simplismente estou sem paciência e sem tempo para o meu filho, essa é a verdade.

Esses dias eu estava assistindo 'Meu Malvado Favorito' e me impressionei com a cena que ele lembra na infância, que mostrava as coisas pra mãe dele, e a mãe dele dizia 'Ah é?....'. Eu me vi ali naquela cena. Triste.
Minha mãe não brincava comigo, lembro de passar dias entediada atras dela e ela correndo com as coisas da casa, eu brincava com a cachorra e não me traumatizei por isso, hoje eu entendo, mas me sinto tao mal por fazer o mesmo com o meu filho!!!

Pra eu escrever esse texto parei olhá-lo umas mil vezes, respondei mil perguntas, me estressei várias vezes, não interagi nenhuma vez e ele acabou chorando porque eu disse pra ele esperar eu terminar de escrever. Ele disse que eu não quero mais brincar com ele e de fato sempre eu o mando esperar.

Adeus blog, não tenho mais tempo pra ti, definitivamente.


2 comentários:

  1. Sei bem o que é isso...aqui acontece o mesmo com o João...

    ResponderExcluir
  2. Difícil né Ana...ser mãe é ser eternamente culpada mesmo rs

    ResponderExcluir