Seguidores

domingo, 31 de julho de 2011

Pânico

Tudo começou depois que o Nando nasceu. Passei uma gravidez tão maravilhosa, fiquei tão ansiosa pra tê-lo em meus braços, mas depois que eu o tive percebi que não era beeem do jeito que eu imaginava.

Bom, quem sabe da minha história sabe o que eu passei e como me senti. Primeiro tive um Baby Blues fortíssimo, mas que passou em 15 dias. Depois disso foi só alegria e curtição, mas meu estado psicológico normal durou pouco. Aos poucos comecei a me sentir mal, achava que ia desmaiar, precisava deitar. Suava frio, tinha ânsia, tremia e meu coração parecia que ia sair pela boca. Quando isso persistiu decidi procurar um Psicólogo, que me passou para uma Psiquiatra que me diagnosticou com Síndrome do Pânico ou Transtorno de Ansiedade, não sei ao certo, ela não disse exatamente, só deixou subentendido.

A Psiquiatra me receitou Sertralina 50mg pra tomar todos os dias à noite, e Rivotril Sublingual 0,25 pra tomar eventualmente, só quando estivesse com crise de ansiedade.
Comecei a tomar os remédios o Fernando tinha 5 meses e já não mamava no peito. Depois nunca mais parei.
É um transtorno porque ambos são vendidos somente com receita médica, RG e o escambau. Então, como não tenho dinheiro pra ir num médico particular, nem convênio, dependo do SUS. Até agora não consegui passar com o Psiquiatra do SUS e vou levando a vida de Clínico geral em Clínico geral, que me receitam os remédios. Sem uma terapia, acho que não conseguirei me livrar deles.

Já tentei diminuir aos poucos e parar de vez. Mas passo mal de verdade. Meu coração aperta, dispara, parece que vou desmaiar. Tenho que deitar, penso no Fernando 'E se ele precisar de mim? Estou passando mal!'

A verdade é que eu nunca tive resistência à dores físicas e à qualquer desconforto físico. Um mal estar é como se acabasse o mundo pra mim, deito e preciso de ajuda. Então, o medo que me dá quando fico sem os remédios é de passar mal. Tenho a maior certeza absoluta que vou passar mal.

Na verdade as vezes me pergunto se o que eu tenho não é 'Depressão pós parto'. Pois tudo começou após o parto mesmo. Mas também, sei que a Síndrome do Pânico pode aparecer depois de um episódio traumático. No começo a pessoa não associa o mau estar com aquele episódio que aconteceu há meses, mas um é decorrente do outro.
O meu trabalho de parto e o pós parto foi muito traumático pra mim, sofri demais, jamais imaginava passar por tudo aquilo. Sabia TUDO na teoria e percebi que tinha passado nove meses me informando à toa, pois a exaustão era tão grande que eu nem conseguia pensar.

Então...falando de agora:

Tenho UM Sertralina, que tomarei hoje. E amanhã tenho consulta com o Clínico Geral. É uma doutora e eu nunca passei com ela. Vou expôr a minha situação e rezar pra que ela me entenda e faça as maleditas receitas. Pois não é todo médico que faz..e de certa forma entendo o lado deles, se não são psiquiatras, não devem prescrever medicamentos controlados sem saber o histórico do paciente. Mas ao mesmo tempo, como ficamos nós que não conseguimos consulta na CAPS?

Enfim, amanhã venho contar pra vocês se eu consegui ou não a receita. Preciso fazer vários exames: TSH, T4 livre, papanicolau, ultrassom da mama [tenho um nódulo na mama direita, está aqui há anos e faço acompanhamento anual].

Esses médicos do SUS às vezes nem olham pra nossa cara e encerram a consulta antes mesmo de você dizer 1/5 do que gostaria. Mas posso dar sorte, né?

3 comentários:

  1. Boa sorte com a médica! Quem receita remédio controlado já deveria ter um plano pra não deixar o paciente sem o remédio né? E fica tranquila que isso não é só no SUS não, nem com convênio a gente consegue atendimento quando precisa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lih, eu também tomava o Sertralina, pois tive depressão pós parto, mas graças a Deus eu parei, e fiquei com algumas cartelas aqui em casa, se morassemos perto até te daria eles, pois como disse não uso mais, bjos, espero que tudo de certo com vc.

    ResponderExcluir
  3. O medico meu receitou o mesmissimo remedios q receitou pra vc
    Me add no face katia vieira
    Email : katiasilvia2009@hotmail.coma

    ResponderExcluir